Objetivo:

Transmitir conhecimento ligados aos 5 Pilares (Planejamento, Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas) e como estes conceitos podem ajudar na gestão de seus negócios. Uma tradução simples e direta de ferramentas da administração estratégica, direcionadas a empresários que gerem o próprio negócio

Conteúdo programático:

Pilar do Planejamento:

  • Plano de negócios

Mostramos aos lojistas de forma simples e didática como ele pode implantar um plano de negócios em sua loja, com aplicação de um exemplo real, também no varejo, além da indicação de softwares gratuitos para ajudá-lo nesta tarefa.

  • Pesquisa de Mercado

Exemplos de diversas formas sobre como aplicar pesquisas, para todos os bolsos (inclusive gratuitas), para que o lojista conheça melhor o seu cliente, e possa, desta forma, direcionar sua comunicação e seus produtos ao cliente final.

  • Definição de Metas

A importância de conhecer os números da loja e a partir daí traçar metas reais, desafiadoras e alcançáveis, e como fazer o acompanhamento diário para que no final do mês estas metas sejam alcançadas.

A aplicação e utilização da “Gestão à Vista”.

  • Análise Swot – FOFA

Como algumas simples perguntas e respostas podem ajudar o lojista a descobrir pontos fracos e fortes e desenvolver métodos eficazes para resolver estes problemas.

Buscar novas oportunidades que estavam o tempo todo na sua frente e ganhar dinheiro com isso.

 

Pilar das Finanças:

Conceitos importantes, muitas vezes desconhecidos por muitos lojistas, e que acabam impactando fortemente nas finanças do seu negócio.

  • Capital de giro
  • Necessidade de capital de giro
  • Giro de estoque
  • Fluxo financeiro
  • Previsão de orçamento
  • Previsto X Realizado
  • Fluxo de caixa
  • Financiamento e créditos

 

Pilar da Gestão de Pessoas:

  • Remunerações

Apresentação de técnicas para implantação de uma cultura ganha X ganha na relação entre lojistas e funcionários, com exemplos reais de como todos podem ganhar muito mais.

  • Treinamento

A implantação da cultura de treinamento pode ser facilmente adaptada a qualquer operação, e o melhor, sem custo!

  • Endomarketing

Como ações simples e baratas podem colaborar para a melhora do clima e engajamento dos funcionários.

  • Distrações

A internet está liberada e de fácil acesso a todos, inclusive para os funcionários. O que fazer para ganhar a atenção dele, inclusive quando o dono não está na loja.

 

Pilar do Marketing:

  • Consumo Consciente

A bola da vez é a sustentabilidade, e com ela está surgindo uma nova onda de consumo consciente. Como isso pode impactar nos lojistas.

  • Público-alvo

Seu cliente está comunicando adequadamente com o seu público-alvo.

Ele sabe quem é seu público-alvo?

  • Datas Comemorativas

Como a correta aplicação de algumas ações, em algumas datas comemorativas podem inflar as vendas de vários segmentos.

Como ir muito além das datas comemorativas tradicionais e ganhar mais dinheiro!

  • Venda Fora de Hora

Que tal criar uma demanda incrível em seu shopping fora de hora?

E melhor ainda, e se seus lojistas pudessem aprender técnicas para trazer novos clientes para o shopping em horários de ociosidade?

  • O Impacto da Tecnologia

Respiramos tecnologia em tudo o que fazemos. Seu lojista também está surfando esta onda ou apenas o shopping tem feito isso?

 

Pilar das Vendas:

  • Compra por impulso

Técnicas para aumentar a compra por impulso.

  • Criando escassez na compra

Como o lojista pode criar a necessidade de compra imediata do seu produto.

  • Fidelizar e encantar

Técnicas de fácil aplicação para fidelizar e encantar, o cliente!

  • Parcerias produtivas

Como o lojista pode identificar oportunidades e criar parcerias extremamente produtivas!

  • Relacionamento com o cliente

Como construir um relacionamento duradouro com o cliente.

  • Cases

Bons exemplos de como as técnicas ensinadas já foram aplicadas e trouxeram bons frutos.

 

REINALDO Lopes MOREIRA com atuação em diversos projetos no segmento de Shopping Center, nas mais variadas áreas e funções, iniciando suas atividades na área administrativa/financeira, passando por todas as etapas, até chegar a superintendência. Atualmente dedica todas as suas energias na geração de novos negócios e, principalmente, no desenvolvimento dos lojistas que, consequentemente, geram maior resultado!

Acredita que os lojistas podem melhorar seus resultados e que bons exemplos reais impactam mais do que teoria.