(19) 2112-7760
(19) 99446-1403

Passos importantes para atingir seus objetivos

Estabelecer objetivos e traçar estratégias para alcançá-los é mais fácil de falar do que praticar. 

Como seres em construção os nossos objetivos podem mudar conforme mudam as nossas expectativas e momento de vida. No entanto, ficar sem um “norte”, é desencadeador de ansiedade e stress, pois ficamos sem rumo, e assim não chegaremos a lugar nenhum. Traçar objetivos é importante em todas as esferas da vida: pessoal, profissional, familiar, relacionamentos, etc. Por fim, estabelecer objetivos nos leva a enfrentar desafios, ao mesmo tempo que descobrimos nossa capacidade para superar os obstáculos e obter resultados que geram emoções positivas, nos fazendo sentir capazes e automotivados.

Para facilitar, segue algumas “dicas” que poderão ajudar neste desafio:

1.   Tenha claro o que você quer. Escreva os seus objetivos nas diversas áreas da sua vida e deixe em um lugar onde possa ser visto diariamente por você. Na sua agenda (física ou digital), na porta do armário, da geladeira, ou da melhor maneira que você encontrar para ter sempre à vista o que você escreveu. 

2.   Pergunte-se: qual o propósito que existe por trás do meu objetivo? Por que eu quero alcançar este objetivo? Quando encontramos o real motivo e os valores envolvidos por trás desse objetivo, ficamos mais motivados fazendo valer a pena a jornada, que muitas vezes será desafiadora, com  alguns obstáculos a serem ultrapassados.

 3.   Estabelecer as metas alinhadas com o objetivo final. Não basta dizer “quero ganhar dinheiro”, é preciso saber quanto mais? 30%? 50%? Como farei isso? Quais os recursos disponíveis? O método SMART, é muito útil na formatação das metas. Tenha claro que suas metas precisam ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporal.

4.   Considerar os ganhos e perdas. É importante ter claro os “prós e os contras” do seu plano, para que quando as dificuldades surgirem, você saber como fazer e negociar as recompensas quando os obstáculos aparecerem. Por exemplo, se o seu objetivo é emagrecer, é preciso se preparar para abrir mão de alguns churrascos e cervejinhas extras. Para conseguir o que queremos precisamos sair da  zona de conforto e passar pela “turbulência” natural de um processo de mudança. Neste caso, vale lembrar que “depois da tempestade, sempre vem a bonança” e  que alcançar o que almejamos faz a vida valer a pena. 

5.   Estabelecer metas alcançáveis. É importante que suas metas sejam “factíveis”, ou seja, que você tenha recursos internos e externos para alcançá-las. Seja realista, coloque sua atenção no que é possível realizar. Neste aspecto, vale ressaltar a importância do autoconhecimento. Que competências e habilidades você tem que favorecem a realização das metas e o atingimento do seu objetivo?

6.   Quantifique o tempo. Sabemos o quanto é desafiante estabelecer prazos para os nossos objetivos, principalmente porque é muito fácil procrastinar e deixar de lado as etapas que levarão ao objetivo final. Muitas vezes colocamos um tempo curto demais em que não é possível realizar as metas propostas. Em outras vezes, colocamos tempo demais e podemos perder o entusiasmo. Pergunte-se: o objetivo é de curto, médio ou longo prazo? O tempo é adequado para a realização das metas? Tenha clareza do tempo em todas as etapas do seu planejamento.

7.   Acompanhe e valorize cada passo dado em direção ao seu objetivo. Festeje suas conquistas nos pequenos passos, entendendo que cada etapa cumprida foi conseguida com o seu talento e esforço e quando alcançar o seu objetivo final, suba no pódio e diga para si mesmo: “eu sou o cara/garota” e delicie-se com a sua conquista!

8.   E para finalizar, tenha sempre mais de um plano (A, B, C) para conseguir o que você se prometeu. Use a sua criatividade para realinhar e encontrar novas formas de atingir o seu objetivo. Persistência e resiliência, são a base para superar os obstáculos que surgirem, e, claro que eles sempre surgem, mas talvez esse seja o fator que o levará a grandes descobertas sobre a sua capacidade de realizar.

Siga em frente! Na correria da vida por vezes é preciso parar, mas desistir jamais! Boa sorte na sua jornada na busca da realização dos seus sonhos!


Sonia Vera

Psicóloga, Coach, Desenvolvimento Humano


Desenvolvido por: FFDEVWEB